terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Matrículas para 2011 no Centro Educacional Tia Gi

Não perca a oportunidade de renovar e fazer matrículas para 2011!




Trabalhamos diariamente com:

Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Literatura Indígena, Literatura Africana, Ciranda de Livros, Ensino Religioso, Artes, Inglês e Canto - Coral.

Os conteúdos são trabalhados desde a Educação Infantil até 5º ano escolar, atualizamos com que está acontecendo...


Show de Bia Bedran


Copa 2010


Em nossa escola temos um clube, "Clube  Divertindo-se  com a leitura", através dele estimulamos os alunos a terem acesso ao mundo encantado dos livros. Durante o ano a Literatura está presente no dia-a-dia de cada pessoa que faz parte da escola. Em Setembro temos a Festa do Livro, culminância muito importante para todos!



<><>
<><>
Festa do Livro / 2010
 Será utilizado o espaço da escola para o Projeto Dança de Salão Infantil (2011), uma forma, de ampliarmos os conhecimentos dos alunos para a cultura através da dança.

Foi fundado em nossa escola em Julho/2010 o Grupo Amigos do Alan (Homenagem ao nosso amigo Alan) que tem como objetivo arrecadar leite e brinquedos para serem distribuídos entre os meses de Outubro e Novembro.



Durante os meses de Agosto à Outubro a escola fica envolvida com a Pastoral da Cultura de Macaé, participando de vários momentos de reflexão sobre os temas da Campanha de Fraternidade e elaborando a participação na Mostra de Dança da pastoral.

"Quem não brinca, dança!"
 Acolhemos o nosso mascote: Gansolino!



Com fé em 2011 teremos outro momentos, tão bençoados quanto os que tivemos em 2010!



FELIZ ANO NOVO!

Projeto: Dança de Salão Infantil na escola



Apresentação de Bruno e Marina no Espetáculo: "Vidalegria" (Pastoral da Cultura), no Teatro Municipal de Macaé.



O Projeto de Dança de Salão Infantil tem como objetivo introduzir na escola uma cultura com estilos e ritmos diversificados, pois, cada ritmo tem sua própria história, além dos benefícios que a dança proporciona a todos que praticam.


Forró: Designação popular dos bailes freqüentados e promovidos por migrantes nordestinos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Teve origem nas festas oferecidas pelos ingleses aos empregados que construíam estrada de ferro.


Samba: Dança popular e gênero musical derivado de ritmos e melodias de raízes africanas, como o Lundu e o Batuque. A coreografia é acompanhada de música em compasso binário e ritmo sincopado. Tradicionalmente, é tocado por cordas (cavaquinho e vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão. Por influência das orquestras americanas em voga a partir da segunda guerra mundial, passaram a ser utilizados também instrumentos como trombones e trompetes, e, por influência do Choro, flauta e clarineta. Apesar de mais conhecido atualmente como expressão musical urbana carioca, o samba existe em todo o Brasil sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do Batuque. Manifesta-se especialmente no Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Como gênero musical urbano, o Samba nasceu e desenvolveu-se no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. Em sua origem uma forma de dança, acompanhada de pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, foi divulgado pelos negros que migraram da Bahia na segunda metade do século XIX e instalaram-se nos bairros cariocas da Saúde e da Gamboa. A dança incorporou outros gêneros cultivados na cidade, como Polca, Maxixe, Lundu, Xote etc., e originou o samba carioca urbano e carnavalesco. Surgiu nessa época o Partido Alto, expressão coloquial que designava alta qualidade e conhecimento especial, cultivado apenas por antigos conhecedores das formas antigas do samba.


Soltinho: O primeiro ponto a ser esclarecido é que, diferente da maioria dos outros ritmos (como o samba, o tango ou o rock), o Soltinho é apenas dança, não tendo música característica. Não se pode afirmar: esta música é um Soltinho, e sim, esta música pode ser dançada como Soltinho.


Bolero: Consta que seu nome deriva da palavra espanhola volero (devolar = voar) ou das bolinhas que eram usadas presas nos vestidos das dançarinas ciganas (boleras), que pareciam voar enquanto dançavam.
Quanto à dança, sua origem é discutida: uma versão diz que se surgiu na Inglaterra passando pela França e Espanha com nomes variados (dança e contradança); outra versão, diz que veio do fandango - dança espanhola de origem árabe - muito popular, desde o século XVII e que fez sucesso no Brasil entre os séculos XVIII e XIX.


O projeto será no turno da tarde no espaço do Centro Educacional Tia Gi para crianças e jovens da própria escola como também será aberto a comunidade que desejar conhecer e aprender o SAMBA, BOLERO, FORRÓ e o SOLTINHO. As aulas serão ministradas por Marina Germano.


Informações e MATRÍCULAS na Secretaria da escola pelo telefone: (22) 2772-1928.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dança de Salão para crianças














Projeto: Dança de Salão Infantil na escola

Além dos benefícios já mencionados, a dança de salão voltada para crianças é uma atividade física divertida que espanta a timidez e desenvolve coordenação, auto-estima, disciplina, ritmo, relação interpessoal e criatividade.










As aulas serão ministradas no Centro Educacional tia Gi a partir de 2011 por Marina Germano, que iniciou aos seis anos com o Prof. Aluísio Caldas, com o passar do tempo, novas técnicas foram ensinadas por sua Professora Denise Trotti  podendo colocar em prática na própria Escola de Dança Denise Trotti todo o seu aprendizado. Partner (Parceira) do Professor de Dança de Salão Bruno Oliveira (Ministra aulas em sua casa), juntos, fazem apresentações nas Mostras de Danças da Pastoral da Cultura de Macaé.


Neste projeto está inserido outras propostas:

1. Coreografias para noivos e 15 anos / Aulas particulares
Você pode escolher o Bolero, Forró, Soltinho dentre outros ritmos para dinamizar sua festa.

2. Oficinas para empresas: proporcionar um momento diferente na empresa.

As coreografias são personalizadas, feitas de acordo com o seu perfil e com o que deseja para a ocasião. Se o objetivo é surpreender os convidados e funcionários, este é o caminho certo para brilhar na sua festa.
















Marina e Luan (Pet Shop: Eu Curto Cuidar / Macaé-RJ)


Trechos da Revista Época sobre Dança de Salão para crianças:

"Foi-se o tempo em que dança de salão era hábito da terceira idade. As crianças invadiram as academias e elegeram a dança como atividade física. Bolero, samba, soltinho e forró ganharam ainda mais charme e rostos - ou melhor, pernas - muito mais jovens."


No final de 1998, a professora de dança Lu Leite começou a ensinar adultos e crianças da comunidade do morro Dona Marta, no Rio. Mas brigas entre gangues e problemas com o tráfico constantemente fechavam a quadra que servia de sala de aula. Isso desestimulava as crianças.

Há três anos, o dançarino Jaime Arôxa cedeu um espaço em sua academia e batizou o projeto com o nome Bem dos Pés à Cabeça.

..."ajuda a ter postura e equilíbrio."

..."A primeira impressão pode não ser a melhor, principalmente porque existe um tabu que associa a dança à gente antiga. "As pessoas acham que dança de salão não é para jovens. "

Reportagem na íntegra: http://epoca.globo.com/especiais_online/2003/08/25_epuc/16danca2.htm

















Marina e Leo (Escola de Dança Denise Trotti)














Benefícios para quem pratica a dança:
Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;

Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;

Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;

Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;

Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;

Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.

Além de favorecer aspectos como criatividade, musicalidade, socialização e conhecimento da dança em si.

Na fase de iniciação do aprendizado, seja qual for o estilo de dança escolhido, há necessidade que as aulas possuam um caráter lúdico e bem dinâmico para que as aulas se tornem, antes de mais nada, algo prazeroso. E ao mesmo tempo, será trabalhado itens básicos e necessários para que, gradativamente, as exigências técnicas vão aumentando, pois a dança proporciona o conhecimento do corpo, noções de espaço e lateralidade, a princípio. Sabe-se, de acordo com Priscila Trevisan (2006) que “…uma criança que na pré-escola teve oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada,…”.
















Prof. de Dança de Salão: Bruno e Marina, eternas crianças!


A dança, portanto, é um benefício! A criança adquire confiança e maturidade, desenvolvendo habilidades e luta pela conquista.

Vê-se nos estudantes de dança facilidade em se sociabilizar, o senso de confiança física e mental, boa postura, habilidade corporal, compreensão da relação entre música, ritmo e movimento, promovendo o conhecimento e o apreço por outras formas de arte, beneficiando-os em vários aspectos de suas vidas!

http://educacaopeladanca.blogspot.com/2009/02/beneficios-d-danca-na-educacao-das.html
 
 
















Aulas na casa do Prof. Bruno Oliveira


Dançar é muito mais do que puro divertimento. A execução de passos coreografados, repetidos dentro de um método e com orientação profissional, proporciona diversos benefícios para a saúde física e mental. Para as crianças então, a dança pode ativar e desenvolver capacidades positivas que lhe acompanharão pelo resto da vida.


A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar sua integração social. Musicalidade, ritmo e criatividade também estão entre os ganhos.

“É uma atividade que exige concentração!"

No início do aprendizado de dança explora-se os movimentos naturais de cada criança, seu ritmo próprio, sua expressão. As aulas têm um caráter mais lúdico e descontraído. A técnica vai sendo introduzida gradativamente, porém respeitando as condições físicas e psíquicas de cada idade, as necessidades globais e as aspirações de cada um.

Pensadores da área afirmam que a dança, aliada à educação, proporciona elementos que favorecem o desenvolvimento do ser humano, numa espécie de complementação de sua formação pessoal. Crianças que tiveram  aulas de dança no período pré-escolar, certamente, terão mais facilidade de serem alfabetizadas, afirmam os teóricos.

http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=6524












Projeto Dança de Salão Infantil na escola

Retorno das aulas em 2011





Estaremos de volta em 2011 com fé em Deus, planejando novas atividades para o novo ano!





Planejamento com os educadores:
01 à 04/02/2011
Manhã: 08 às 12:00
Tarde: 13:00 às 17:00






Entrega dos materiais dos alunos para conferência:
01 à 04/02/2011
Horários: 08 às 11:30  / 13:00 às 16:30








Início das aulas: 07/02/2011
Turno da manhã: 07:45 às 12:20
Turno da tade: 13:00 às 17:00





ANO NOVO SE APROXIMA



Mais um Ano Novo está chegando,

As esperanças renascem nos corações,

Ressurgem com elas novas ilusões,

Que dentro em nós estávamos guardando.


Espera-se que sejam muitas as felicidades

E que aconteçam coisas diferentes

Que nos deixem mais alegres e contentes.

Que no mundo não haja mais maldades,


Que acabem todas as atribulações,

Que em todos os lares haja harmonia

E que a bondade reine nos corações ,


A Paz seja constante e vença a desarmonia.

Mesmo sabendo ser apenas uma utopia,

Desejo-lhes 365 dias de alegria!...


Autora: Hilda Persiani
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/anonovo9


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010