terça-feira, 3 de agosto de 2010

Retorno às aulas

Hora de voltar as aulas!













Horários:

Manhã: 07:45 às 11:45 (1º ao 5º ano esolar)

Tarde: 13:00 às 17:00 (Educação Infantil)





Dinâmicas



As boas vindas

Objetivo: Auxiliar na apresentação e memorização dos nomes e

características dos adolescentes que participam do grupo.

Duração: 20 minutos.

Material: Sala ampla e pares de balas doces.

Desenvolvimento:

• Trabalho individual:

1. O facilitador passa um saco contendo os pares de balas doces

e pede que cada participante retire uma para si.

2. Após a distribuição aos participantes, pede que cada um

procure seu par (de bala igual) e sente-se ao seu lado.

• Trabalho em duplas:

1. A bala é liberada para ser chupada.

2. O facilitador orienta para que cada um fale ao seu par sobre o

que quiser, por 5 minutos.

• Trabalho em grupo:

1. O facilitador pede que os participantes formem um círculo e

que cada um apresente o seu par: nome, idade, trabalho,

signo, desejos, enfim, tudo o que descobriu sobre a outra

pessoa.

2. É ressaltada a importância de todos estarem atentos às

apresentações, pois todos merecem e precisam ser bem

recebidos.

Sugestões para reflexão:

• Qual o seu sentimento frente ao desconhecido?

• Quais as características comuns ao grupo?

Resultados esperados:

• Integração do grupo pela apresentação.

• Descontração do grupo para iniciar os trabalhos.

• Aprofundamento recíproco das características do grupo.
 
 


Quem é você?



Objetivo: Ajudar os participantes do grupo a se conhecerem.

Duração: 1 hora.

Desenvolvimento:

1. Colocar música e solicitar que andem na sala.

2. Toda vez que a música parar, os treinandos devem formar grupos

de 4 e conversar sobre o tema dado pelo facilitador.

3. Deixar o grupo conversar por alguns minutos, colocar música e pedir

que formem sempre novos grupos.

Questões sugeridas:

• O que você mais gosta em você?

• O que você acha que os outros mais gostam em você?

• O que mais gosta em uma amizade?

• O que você mais gosta num grupo?

Sugestões para o debate:

• Como foram as discussões do grupo?

• Quais os pontos mais importantes levantados?

• Quais os pontos semelhantes e divergentes?

















A caixa mágica

Definição: Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma imaginária.


Objetivos: Estimular a imaginação e a capacidade gestual.

Consignas de partida: De uma caixa mágica nós podemos tirar qualquer coisa.

Desenvolvimento:

1. As pessoas ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O animador diz: "se abre a caixa e dela saem ... (por exemplo: motos). Todos os participantes imitam o objeto mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz: "fecha a caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros objetos: cachorro, borboletas, etc.















Colo musical

Definição: Trata-se de ficar sentado, cada qual no colo de quem está atrás.


Objetivos: Favorecer a cooperação e passar um momento agradável.

Material: Aparelho de música ou instrumento musical.

Desenvolvimento:

Todos ficarão de pé, formando um círculo na mesma direção, muito juntos e com as mãos na cintura da pessoa que está na sua frente. Quando começa a música, começam a andar. Ao parar a música, tentam sentar no colo ou sobre os joelhos da pessoa que tem atrás. Se o grupo inteiro consegue se sentar sem que ninguém caia, o grupo ganha. Se alguém cair, será a gravidade que ganhará.














Os animaizinhos


O professor escolhe um nome que lembra algum animal (gata, perua, égua, galinha, etc.) e
passeia pela classe.
Todos os alunos lhe seguirão imitando o som onomatopéico dos filhotes desses animais. (gatinhos, peruzinhos, potrinhos, pintinhos,etc)











Os animais na classe


As crianças sentam-se em círculo na sala.

Cada uma tem que escolher um nome de um animal.

O professor narra uma história, que com frequência apareça o nome desses animais.

Cada vez que se pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que levantar-se e emitir o som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor disser:"galo", o aluno que o tenha escolhido deverá imitá-lo: "Kikirikiki!" e assim por diante.


Fonte: http://www.abec.ch/Portugues/subsidios-educadores/Brincadeiras/JOGOS/jogos.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário