Horários:
Manhã: 07:45 às 11:45 (1º ao 5º ano esolar)
Tarde: 13:00 às 17:00 (Educação Infantil)
Dinâmicas
As boas vindas
Objetivo: Auxiliar na apresentação e memorização dos nomes e
características dos adolescentes que participam do grupo.
Duração: 20 minutos.
Desenvolvimento:
• Trabalho individual:
1. O facilitador passa um saco contendo os pares de balas doces
e pede que cada participante retire uma para si.
2. Após a distribuição aos participantes, pede que cada um
procure seu par (de bala igual) e sente-se ao seu lado.
• Trabalho em duplas:
1. A bala é liberada para ser chupada.
2. O facilitador orienta para que cada um fale ao seu par sobre o
que quiser, por 5 minutos.
• Trabalho em grupo:
1. O facilitador pede que os participantes formem um círculo e
que cada um apresente o seu par: nome, idade, trabalho,
signo, desejos, enfim, tudo o que descobriu sobre a outra
pessoa.
2. É ressaltada a importância de todos estarem atentos às
apresentações, pois todos merecem e precisam ser bem
recebidos.
Sugestões para reflexão:
• Qual o seu sentimento frente ao desconhecido?
• Quais as características comuns ao grupo?
Resultados esperados:
• Integração do grupo pela apresentação.
• Descontração do grupo para iniciar os trabalhos.
• Aprofundamento recíproco das características do grupo.
Quem é você?
Objetivo: Ajudar os participantes do grupo a se conhecerem.
Duração: 1 hora.
Desenvolvimento:
1. Colocar música e solicitar que andem na sala.
2. Toda vez que a música parar, os treinandos devem formar grupos
de 4 e conversar sobre o tema dado pelo facilitador.
3. Deixar o grupo conversar por alguns minutos, colocar música e pedir
que formem sempre novos grupos.
Questões sugeridas:
• O que você mais gosta em você?
• O que você acha que os outros mais gostam em você?
• O que mais gosta em uma amizade?
• O que você mais gosta num grupo?
Sugestões para o debate:
• Como foram as discussões do grupo?
• Quais os pontos mais importantes levantados?
• Quais os pontos semelhantes e divergentes?
A caixa mágica
Definição: Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma imaginária.
Objetivos: Estimular a imaginação e a capacidade gestual.
Consignas de partida: De uma caixa mágica nós podemos tirar qualquer coisa.
Desenvolvimento:
1. As pessoas ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O animador diz: "se abre a caixa e dela saem ... (por exemplo: motos). Todos os participantes imitam o objeto mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz: "fecha a caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros objetos: cachorro, borboletas, etc.
Colo musical
Definição: Trata-se de ficar sentado, cada qual no colo de quem está atrás.
Objetivos: Favorecer a cooperação e passar um momento agradável.
Material: Aparelho de música ou instrumento musical.
Desenvolvimento:
Todos ficarão de pé, formando um círculo na mesma direção, muito juntos e com as mãos na cintura da pessoa que está na sua frente. Quando começa a música, começam a andar. Ao parar a música, tentam sentar no colo ou sobre os joelhos da pessoa que tem atrás. Se o grupo inteiro consegue se sentar sem que ninguém caia, o grupo ganha. Se alguém cair, será a gravidade que ganhará.
Os animaizinhos
O professor escolhe um nome que lembra algum animal (gata, perua, égua, galinha, etc.) e
passeia pela classe.
Todos os alunos lhe seguirão imitando o som onomatopéico dos filhotes desses animais. (gatinhos, peruzinhos, potrinhos, pintinhos,etc)
Os animais na classe
As crianças sentam-se em círculo na sala.
Cada uma tem que escolher um nome de um animal.
O professor narra uma história, que com frequência apareça o nome desses animais.
Cada vez que se pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que levantar-se e emitir o som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor disser:"galo", o aluno que o tenha escolhido deverá imitá-lo: "Kikirikiki!" e assim por diante.
Fonte: http://www.abec.ch/Portugues/subsidios-educadores/Brincadeiras/JOGOS/jogos.htm
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