domingo, 19 de setembro de 2010

Educação Infantil e a Lenda do Guanami








                        Lenda do Guanami




No dia da contação de histórias, a lenda do Guanami fez sucesso com os pequeninos...























Quem teria coragem de colocar a mão dentro da caixa e sentir o rabo do Guanami?

Uma caixa foi colocada em sala e as crianças deveriam colocar a mão dentro da caixa. Os ditos "corajosos" nem pensavam e enfiavam a mão na caixa, já os ditos "medrosos" olhavam desconfiados e não colocaram a mão.

Claro o momento é lúdico e cercado de risadas por todos!





































Conta a lenda que um rapaz para  namorar com uma moça  pescou um peixe, colheu um coco e por fim deveria cortar o rabo do Guanami (ordens dadas pela moça), o Guanami era um ser que tinha um rabo com pêlo muito macio e que era cobiçado por muitos, mas...

Precisaria ter coragem para adquirir tal rabo, pois, o Guanami comia a pessoa e até seus ossinhos...

Outro detalhe: O Guanami não dormia. Era preciso esperar ele fechar e abrir os olhos... Para ser preciso ele tinha que piscar os olhos...

O tal rapaz resolveu cortar o rabo do Guanami, e cada piscada do animal, o rapaz se aproximava até que conseguiu cortar o rabo!

Mas...

O Guanami persegue o rapaz e pergunta com voz assustadora:

- QUEM CORTOU O MEU RABO?

O rapaz responde pela boca, depois pelo nariz e até pelos ouvidos...

Chega assustado na casa da moça e então a moça o esconde dentro deum cesto, mas quando o Guanami entra na casa e pergunta:

- QUEM CORTOU O MEU RABO?

Não tinha como mentir, e o rapaz sai de dentro do cesto com as mãos levantadas e responde:

- Fui eu! Fui eu! Fui eu!

E aponta para moça:

- Mas, foi ela quem mandou!

E então se inicia uma discussão entre os dois e o Guanami interrompe dizendo, que ele não deveria fazer o que as pessoas mandam sem medir as consequências e para moça resta saber que há consequências por atos "impensados"...

E assim a moça passa agir como o Guanami, pisca - pisca os olhos sem poder dormir e o rapaz é levado dentro do cesto para o meio da floresta e o final...

Vocês ainda querem saber?

Resumo da lenda, na hora em que ela é contada mistura o medo com vontade de quero mais!!!!!!!!!!!!!!!!

Entrou por uma porta saiu por outra, quem quiser que conte outra!








Nenhum comentário:

Postar um comentário