Encontrei neste blog: http://conversaseducacionais.blogspot.com/ este artigo, que fala sobre a importância do esquema corporal e quando tenho a oportunidade de estar com a Educação Infantil, gosto de relembrar os tempos em que trabalhava com esta turma e fazíamos da sala de aula e até mesmo da escola ponto de cultura, arte, lazer, educação e prazer!
A Importância do Esquema Corporal
Quando uma criança tem facilidade em adquirir conhecimentos, dizemos que ela é esperta inteligente, mas esquecemos de ver quais foram suas bases, seus pré-requisitos para que ela se tornasse bem sucedida na aprendizagem.
Alguns professores de educação infantil perguntam-se como fazer para que seus alunos possam ter esse sucesso, em que eles podem auxiliar. Não estou escrevendo aqui para lhes dar uma receita, como a de um bolo, para que isso aconteça, mas para dar uma luz no fim do túnel e instigá-los a curiosidade, o que os levará a pesquisa.
Pois bem, o que podemos fazer então? Qual o ponto de partida? A resposta é simples, a IMAGEM-CORPORAL. Esta habilidade é que levará os alunos a terem sucesso em qualquer tipo de aprendizagem. Como assim? Vejamos...
É através do corpo que a criança interage com o meio e quando ela tem uma imagem do seu corpo, quando ela conhece adequadamente ele, ela o usa como ponto de referência para a sua aprendizagem. É importante que ela conheça: o corpo, os órgãos e suas funções, e, tendo esse conhecimento ela irá interagir, brincando.
Esse conhecimento de que ela tem dois olhos, uma boca, dois pés, duas mãos, etc, é que lhe dará conhecimento do esquema corporal que, por sua vez, regula a postura e o equilíbrio, que lhe permitirá conhecer alto, baixo, na frente, atrás, direito, esquerdo, assim como o domínio de seus atos motores. É através desse conhecimento que a criança terá noção de espaço e delimitações, que depois serão indispensáveis para a aprendizagem da escrita, leitura, etc.
Sendo assim, uma criança que não desenvolveu a imagem e o esquema corporal, poderá ter sérios problemas na aprendizagem, pois conceitos básicos não lhe foram passados, não lhes foi dado significados e a base de uma boa aprendizagem começa lá, na primeira infância.
BIBLIOGRAFIA
MORAIS, Antônio M. P. Distúrbios da aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. São Paulo: EDICON, 1997.
ROSS, Paulo. Fundamentos biopsicossociais do desenvolvimento humano. Curitiba: IBPEX, 2003.
Criar circuito estimulam as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas ...
– Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade;
· Estimular o raciocínio e a atenção;
· Estimular a Socialização;
Utilizando cadeiras e o brinquedo do pátio criei um circuito que motivou os alunos a tentar ultrapassar os obstáculos e no final dar sonoras gargalhadas
No final da atividade todos que queriam repetir novamente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário