segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Dança de Salão para crianças
Projeto: Dança de Salão Infantil na escola
Além dos benefícios já mencionados, a dança de salão voltada para crianças é uma atividade física divertida que espanta a timidez e desenvolve coordenação, auto-estima, disciplina, ritmo, relação interpessoal e criatividade.
As aulas serão ministradas no Centro Educacional tia Gi a partir de 2011 por Marina Germano, que iniciou aos seis anos com o Prof. Aluísio Caldas, com o passar do tempo, novas técnicas foram ensinadas por sua Professora Denise Trotti podendo colocar em prática na própria Escola de Dança Denise Trotti todo o seu aprendizado. Partner (Parceira) do Professor de Dança de Salão Bruno Oliveira (Ministra aulas em sua casa), juntos, fazem apresentações nas Mostras de Danças da Pastoral da Cultura de Macaé.
Neste projeto está inserido outras propostas:
1. Coreografias para noivos e 15 anos / Aulas particulares
Você pode escolher o Bolero, Forró, Soltinho dentre outros ritmos para dinamizar sua festa.
2. Oficinas para empresas: proporcionar um momento diferente na empresa.
As coreografias são personalizadas, feitas de acordo com o seu perfil e com o que deseja para a ocasião. Se o objetivo é surpreender os convidados e funcionários, este é o caminho certo para brilhar na sua festa.
Marina e Luan (Pet Shop: Eu Curto Cuidar / Macaé-RJ)
Trechos da Revista Época sobre Dança de Salão para crianças:
"Foi-se o tempo em que dança de salão era hábito da terceira idade. As crianças invadiram as academias e elegeram a dança como atividade física. Bolero, samba, soltinho e forró ganharam ainda mais charme e rostos - ou melhor, pernas - muito mais jovens."
No final de 1998, a professora de dança Lu Leite começou a ensinar adultos e crianças da comunidade do morro Dona Marta, no Rio. Mas brigas entre gangues e problemas com o tráfico constantemente fechavam a quadra que servia de sala de aula. Isso desestimulava as crianças.
Há três anos, o dançarino Jaime Arôxa cedeu um espaço em sua academia e batizou o projeto com o nome Bem dos Pés à Cabeça.
..."ajuda a ter postura e equilíbrio."
..."A primeira impressão pode não ser a melhor, principalmente porque existe um tabu que associa a dança à gente antiga. "As pessoas acham que dança de salão não é para jovens. "
Reportagem na íntegra: http://epoca.globo.com/especiais_online/2003/08/25_epuc/16danca2.htm
Marina e Leo (Escola de Dança Denise Trotti)
Benefícios para quem pratica a dança:
Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.
Além de favorecer aspectos como criatividade, musicalidade, socialização e conhecimento da dança em si.
Na fase de iniciação do aprendizado, seja qual for o estilo de dança escolhido, há necessidade que as aulas possuam um caráter lúdico e bem dinâmico para que as aulas se tornem, antes de mais nada, algo prazeroso. E ao mesmo tempo, será trabalhado itens básicos e necessários para que, gradativamente, as exigências técnicas vão aumentando, pois a dança proporciona o conhecimento do corpo, noções de espaço e lateralidade, a princípio. Sabe-se, de acordo com Priscila Trevisan (2006) que “…uma criança que na pré-escola teve oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada,…”.
Prof. de Dança de Salão: Bruno e Marina, eternas crianças!
A dança, portanto, é um benefício! A criança adquire confiança e maturidade, desenvolvendo habilidades e luta pela conquista.
Vê-se nos estudantes de dança facilidade em se sociabilizar, o senso de confiança física e mental, boa postura, habilidade corporal, compreensão da relação entre música, ritmo e movimento, promovendo o conhecimento e o apreço por outras formas de arte, beneficiando-os em vários aspectos de suas vidas!
http://educacaopeladanca.blogspot.com/2009/02/beneficios-d-danca-na-educacao-das.html
Aulas na casa do Prof. Bruno Oliveira
Dançar é muito mais do que puro divertimento. A execução de passos coreografados, repetidos dentro de um método e com orientação profissional, proporciona diversos benefícios para a saúde física e mental. Para as crianças então, a dança pode ativar e desenvolver capacidades positivas que lhe acompanharão pelo resto da vida.
A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar sua integração social. Musicalidade, ritmo e criatividade também estão entre os ganhos.
“É uma atividade que exige concentração!"
No início do aprendizado de dança explora-se os movimentos naturais de cada criança, seu ritmo próprio, sua expressão. As aulas têm um caráter mais lúdico e descontraído. A técnica vai sendo introduzida gradativamente, porém respeitando as condições físicas e psíquicas de cada idade, as necessidades globais e as aspirações de cada um.
Pensadores da área afirmam que a dança, aliada à educação, proporciona elementos que favorecem o desenvolvimento do ser humano, numa espécie de complementação de sua formação pessoal. Crianças que tiveram aulas de dança no período pré-escolar, certamente, terão mais facilidade de serem alfabetizadas, afirmam os teóricos.
http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=6524
Projeto Dança de Salão Infantil na escola
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário