terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Projeto: Dança de Salão Infantil na escola



Apresentação de Bruno e Marina no Espetáculo: "Vidalegria" (Pastoral da Cultura), no Teatro Municipal de Macaé.



O Projeto de Dança de Salão Infantil tem como objetivo introduzir na escola uma cultura com estilos e ritmos diversificados, pois, cada ritmo tem sua própria história, além dos benefícios que a dança proporciona a todos que praticam.


Forró: Designação popular dos bailes freqüentados e promovidos por migrantes nordestinos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Teve origem nas festas oferecidas pelos ingleses aos empregados que construíam estrada de ferro.


Samba: Dança popular e gênero musical derivado de ritmos e melodias de raízes africanas, como o Lundu e o Batuque. A coreografia é acompanhada de música em compasso binário e ritmo sincopado. Tradicionalmente, é tocado por cordas (cavaquinho e vários tipos de violão) e variados instrumentos de percussão. Por influência das orquestras americanas em voga a partir da segunda guerra mundial, passaram a ser utilizados também instrumentos como trombones e trompetes, e, por influência do Choro, flauta e clarineta. Apesar de mais conhecido atualmente como expressão musical urbana carioca, o samba existe em todo o Brasil sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do Batuque. Manifesta-se especialmente no Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Como gênero musical urbano, o Samba nasceu e desenvolveu-se no Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século XX. Em sua origem uma forma de dança, acompanhada de pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, foi divulgado pelos negros que migraram da Bahia na segunda metade do século XIX e instalaram-se nos bairros cariocas da Saúde e da Gamboa. A dança incorporou outros gêneros cultivados na cidade, como Polca, Maxixe, Lundu, Xote etc., e originou o samba carioca urbano e carnavalesco. Surgiu nessa época o Partido Alto, expressão coloquial que designava alta qualidade e conhecimento especial, cultivado apenas por antigos conhecedores das formas antigas do samba.


Soltinho: O primeiro ponto a ser esclarecido é que, diferente da maioria dos outros ritmos (como o samba, o tango ou o rock), o Soltinho é apenas dança, não tendo música característica. Não se pode afirmar: esta música é um Soltinho, e sim, esta música pode ser dançada como Soltinho.


Bolero: Consta que seu nome deriva da palavra espanhola volero (devolar = voar) ou das bolinhas que eram usadas presas nos vestidos das dançarinas ciganas (boleras), que pareciam voar enquanto dançavam.
Quanto à dança, sua origem é discutida: uma versão diz que se surgiu na Inglaterra passando pela França e Espanha com nomes variados (dança e contradança); outra versão, diz que veio do fandango - dança espanhola de origem árabe - muito popular, desde o século XVII e que fez sucesso no Brasil entre os séculos XVIII e XIX.


O projeto será no turno da tarde no espaço do Centro Educacional Tia Gi para crianças e jovens da própria escola como também será aberto a comunidade que desejar conhecer e aprender o SAMBA, BOLERO, FORRÓ e o SOLTINHO. As aulas serão ministradas por Marina Germano.


Informações e MATRÍCULAS na Secretaria da escola pelo telefone: (22) 2772-1928.

Nenhum comentário:

Postar um comentário